Segunda, 15 Abril 2024 11:16

Representantes da Acisa participam de audiência sobre o Paraná Trifásico e energia elétrica no Oeste do Paraná

A Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa) foi representada na audiência pública Paraná Trifásico e a Energia Elétrica na Região Oeste do Paraná. O evento, uma iniciativa da Coordenadoria das Associações Comerciais do Oeste do Paraná (Caciopar), em conjunto com o deputado estadual Luis Corti, presidente da Comissão de Minas, Energia e Água, contou com a participação de diversas lideranças do setor agro, cooperativas agroindustriais, associações comerciais, sindicatos de trabalhadores, membros da sociedade e empresários.

Durante a audiência, foram debatidos os desafios enfrentados na região oeste do Paraná em relação à queda de energia e à qualidade do fornecimento elétrico. Rafael Nimet, vice-diretor de Prestação de Serviços da Acisa, destacou que o crescimento econômico acima da média na região resultou em uma sobrecarga nas infraestruturas de energia, as quais não acompanharam os investimentos necessários.

Manutenção preventiva

Nimet ressaltou a importância da manutenção preventiva, sugerindo a inspeção regular das redes elétricas para evitar problemas como galhos encostando nas redes e postes danificados. Ele também apontou a necessidade de aumento na equipe de atendimento direto ao consumidor, especialmente durante situações de emergência, quando a escassez de equipes pode resultar em tempos de resposta prolongados.

A audiência pública evidenciou a urgência de soluções para os problemas enfrentados, incluindo investimentos em infraestrutura, aumento na capacidade de carga e instalação de reguladores de tensão. Nimet, assim como a presidente da Acisa, Claudete Remor e o conselheiro fiscal, Milton Becker, enfatizou a importância da união de esforços entre a sociedade civil e as autoridades responsáveis, indicando que novas audiências públicas serão realizadas para acompanhar o progresso e garantir resultados positivos.

Pauta contínua

Diante da complexidade do tema e das regulamentações envolvidas, Nimet destacou a necessidade de tempo e investimento para implementar as melhorias necessárias, observando que algumas questões estão sujeitas à regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). No entanto, ele expressou confiança de que, com o engajamento da sociedade organizada, resultados positivos serão alcançados.

Foto-2
Foto-1