Quarta, 20 Março 2024 07:25

Produtores de Santa Helena se mobilizam contra situação de demarcação de áreas indígenas no município

Na tarde desta segunda-feira (18) centenas de produtores rurais se reuniram no auditório da Câmara de Vereadores juntamente a entidades como a Administração Municipal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Organização Nacional de Garantia de Propriedades e Áreas Produtivas (Ongdap), Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa), Conselho Comunitário de Segurança e forças policiais.

O encontro foi motivado por uma recente situação, ocorrida quarta-feira (13). Uma movimentação estranha que foi notada por produtores rurais na região de Correia Porto, no interior do município de Santa Helena.

Na ocasião a polícia foi acionada e os envolvidos foram levados à Delegacia de Polícia.

No encontro, segunda-feira, que era para acontecer no auditório da Acisa, mas que de comum acordo foi transferido para a sede do Poder Legislativo local em razão da quantidade de gente, se pronunciaram, lideranças comunitárias, várias autoridades da área de segurança, o presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Edson Kehl e o prefeito Evandro Grade (Zado).

Os agricultores manifestaram preocupação quanto à demarcação de terras indígenas em meio à insegurança jurídica no momento em relação ao assunto que já passou pelas esferas dos poderes centrais, porém, ainda há indefinições e dúvidas.

Edson Kehl, do Conselho de Segurança lembrou que é possível cada cidadão ser vigilante e não deixar que situações estranhas evoluam para a invasão definitiva de uma propriedade.

A Ongdap busca informações constantes quanto aos processos de demarcações de terras, tendo em vista cenários preocupantes, como é o caso de Guaíra. A situação foi o tema central de uma audiência pública realizada na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal nesta quarta-feira (13).

IMG3797
IMG3803