Terça, 08 Agosto 2023 09:57

Empresas recebem notificações falsas atribuídas à Vigilância Sanitária em Santa Helena

Nesta segunda-feira (07), a Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa), recebeu informações de um possível golpe aplicado às empresas do município. Conforme o secretário executivo, Henry Mertz, as empresas recebem notificações falsas da Vigilância Sanitária, alegando infrações e impondo multas. No entanto, após verificação, constatou-se que as notificações eram inexistentes e não possuíam qualquer embasamento legal.

Mertz destacou que alguns proprietários de empresas entraram em contato com a Vigilância Sanitária após receberem as notificações para entender as alegações e as deduções. No entanto, surpreendentemente, as autoridades confirmaram que não havia nenhuma notificação para as empresas em questão.

"Está havendo preocupação e se trata de um possível golpe direcionado ao comércio", afirmou Mertz.

O gerente do Centro de Vigilância em Saúde, Felipe Menin, confirma que alguns empresários santa-helenenses relataram ter recebido ligações de pessoas que se identificavam como técnicos da Vigilância em Saúde e requeriam informações e dados da empresa. “É muito importante relatar que a Vigilância em Saúde do município não solicita nenhuma informação por contato telefônico, tampouco realiza inspeção por meio de WhatsApp”, esclarece. “É importante que você fique atento se receber uma ligação suspeita imediatamente nos avise, ou, avise Associação Comercial para que a gente possa barrar essa tentativa de golpe”, ressalta

A suspeita é que os golpistas tenham buscado induzir as empresas a pagar multas fictícias, utilizando o temor das garantias da Vigilância Sanitária. Os comerciantes estão sendo alertados a não realizar nenhum pagamento antes de verificar cuidadosamente a segurança das notificações e consultar diretamente o setor responsável.

A Acisa enfatiza a importância de se manter vigilante contra tentativas de fraudes e golpes. "Recomendamos a todas as empresas que, antes de tomarem qualquer medida, entrem em contato diretamente com os setores responsáveis para verificar a veracidade das informações”, destaca a presidente, Claudete Remor.

Diante dessa, e de outras situações, os comerciantes são aconselhados a redobrar atenção, verificar cuidadosamente qualquer correspondência recebida e não compartilhar informações pessoais e da empresa, ou pagamentos, sem a confirmação das autoridades competentes.