Segunda, 26 Junho 2023 14:06

Santa Helena se prepara para receber milhares de pessoas na 2ª edição do Rural Tech

O município de Santa Helena se prepara para receber o Rural Tech Santa Helena - Tecnologia e Inovação para o Campo. Os organizadores esperam um grande público de toda a região nos três dias de evento, 6, 7 e 8 de julho, período no qual estarão contemplados os diferentes setores da agropecuária como, sustentabilidade, tecnologia e produção agrícola.

A área de experimentos e cultivo estará aberta para três dias de campo. Serão enfocados vários temas diferentes da produção agropecuária com mais de 20 formações e palestras, para as quais as inscrições são feitas antecipadamente no site oficial do evento, ruraltechsantahelena.com.br, onde também pode ser conferida a programação detalhada. A visitação é livre ao público em geral.

Realizado anexo à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o evento também proporciona interação entre o meio acadêmico e a comunidade.

Interação e difusão de tecnologias

A presidente da Associação Comercial e Empresarial de Santa Helen (Acisa), Claudete Remor, destaca que, “assim como na primeira edição, o Rural Tech Santa Helena deve proporcionar compartilhamento de informações relacionadas ao setor agropecuário, contemplando produtores rurais, agentes públicos e privados, além de expor o que há de mais moderno para alcançar eficiência e sustentabilidade na produção rural agrícola e pecuária”.

O objetivo é proporcionar maior visibilidade a respeito da produção rural e apresentar as ações públicas e privadas existentes para o desenvolvimento rural de Santa Helena e região.

Retrospecto positivo

Conforme a organização, na primeira edição foram contabilizados 6 mil participantes inscritos, 400 estudantes de escolas de nível médio, médio técnico e graduação. A edição de 2022 contou com 43 empresas e 18 participantes da Feira de Sabores da Agricultura Familiar.

Com isso, o município de Santa Helena aparece no mapa dos eventos agropecuários e percebe-se uma maior integração entre os diferentes atores relacionados ao setor agropecuário, segundo a Comissão Central Organizadora.

5º VBP

O município de Santa Helena, sede do Rural Tech, é responsável pelo 5º Valor Bruto de Produção Agropecuária do Paraná (VBP), ultrapassando R$ 1 bilhão. Além das atrações rurais, o município conta com uma das melhores estruturas de praia e camping à beira lago de Itaipu.

O Rural Tech

O Rural Tech Santa Helena é um evento realizado pela Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa), com apoio da Administração Municipal, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná), Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), com patrocínio da Itaipu Binacional.