Quinta, 09 Março 2023 15:09

Santa Helena desenvolve estudo de viabilidade para implantação de transporte coletivo municipal

A Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa), juntamente com a Administração Municipal, por intermédio das secretarias de Transportes e de Desenvolvimento Econômico, reuniu empresários e representantes do setor público para apresentar encaminhamento de uma pesquisa relacionada à implantação de um sistema de transporte coletivo municipal.

A reunião foi importante para que os técnicos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), apresentassem os encaminhamentos iniciais para levantamento de dados, o que será feito por meio de pesquisa, para a implantação do transporte coletivo.

O secretário de Transportes de Santa Helena, Carlos Michiyori, ressalta que foi apresentado o projeto, cronogramas, datas e outros detalhes do processo de coleta de dados para embasar a implementação do novo sistema.

As pesquisas transcorrerão a partir desta sexta-feira (10) até o final de março. “Os pesquisadores estarão identificados e buscarão informações para definir qual a melhor modalidade de transporte coletivo”, destaca.

Cidade e interior

Conforme o projeto, devem ser atendidas as demandas da cidade e interior. Empresários que participaram da reunião destacaram que, tal iniciativa poder ser benéfica, também, para o transporte de trabalhadores, além do público em geral.

Um dos coordenadores da pesquisa, mestre em engenharia, Victor Caldeira, ressalta que quatro pesquisadores, moradores de Santa Helena, farão o trabalho de levantamento de informações. “A pesquisa será feita nas casas das pessoas com o objetivo de ter uma base sobre os deslocamentos feitos no dia anterior, além de abordar características socioeconômicas”, destaca.

Conforme Caldeira, a partir da coleta de informações e da compreensão quanto às demandas, será feito o estudo de viabilidade para o transporte coletivo e seus dimensionamentos.

O sistema deve envolver, além das áreas urbanas, toda a zona rural do município, caso a demanda for identificada.

IMG6376
IMG6377