Quarta, 01 Março 2023 15:15

Presidente da Acisa é eleita secretária da diretoria executiva do Conselho dos Municípios Lindeiros

A presidente da Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa), Claudete Remor, foi eleita como secretária, nesta terça-feira (28), na chapa da diretoria executiva do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. A diretoria executiva tem como presidente Evandro Grade (Zado), prefeito de Santa Helena. O Conselho dos Lindeiros compreende 16 municípios que margeiam o lago de Itaipu.

A entidade tem como membros as prefeituras, câmaras de vereadores e associações comerciais e empresariais de 16 municípios, Mundo Novo (MS), Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Santa Helena, Missal, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Santa Terezinha de Itaipu, Diamante D'Oeste, Terra Roxa, Foz do Iguaçu, Mercedes, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste, São José das Palmeiras e Itaipulândia.

Para Claudete Remor, participar da diretoria é importante como forma de representar e auxiliar na definição de ações e busca por recursos que fomentem o desenvolvimento regional. “Vejo a oportunidade de as associações comerciais poderem trazer suas demandas a nível de região e serem ouvidas”, ressalta.

A diretoria

A executiva tem como presidente Evandro Grade - Zado, prefeito de Santa Helena; Vice-presidente, Antônio França Benjamim, prefeito de Medianeira; Secretária: Claudete Maria Remor, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena - Acisa; Vice-secretário, Willian Marcos Leal, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Missal - Acimi; Tesoureiro, Cristiano Luis Metzner, vereador representante da Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon; Vice-tesoureiro, André Luís da Silva Royer, vereador representante da Câmara de Vereadores de Itaipulândia.

A chapa do conselho fiscal tem como membros titulares, Guilherme Pivatto Júnior, prefeito de Diamante D’Oeste; Ari Aloísio Maldaner, prefeito de Entre Rios do Oeste e Jolmir Raimundi, presidente da Associação Comercial e Empresarial de São Miguel do Iguaçu - Acismi. Como suplentes estão inscritos, Nelton Brum, prefeito de São José das Palmeiras e Givanildo José Tiroldi, vereador de Guaíra.

Objetivos gerais

Dentre os objetivos do Conselho dos Lindeiros está, viabilizar e dar prioridade à execução de obras e serviços de interesse comum; Promover estudos e pesquisas para o planejamento integrado do desenvolvimento da região; Coordenar o planejamento local de acordo com as diretrizes do planejamento regional, estadual e federal; Incentivar a destinação dos recursos dos royalties para a elaboração de projetos viáveis e eficazes; Fortalecer o caráter institucional do Conselho perante as entidades governamentais e instituições de crédito e financiamento.

Os convênios e parcerias da entidade contemplam questões de segurança, economia, educação, esporte, cultura e logística regional com integração a diferentes organismos como Itaipu Binacional, Governo do Estado, Governo Federal e outras entidades.