Segunda, 24 Maio 2021 15:53

Empresários de Santa Helena reduzem custo de energia elétrica através de benefícios da Paraná Energia

Empresários associados à Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa) e cooperados à Cooperativa de Energias Renováveis do Paraná (Paraná Energia), se dizem satisfeitos com os resultados do primeiro mês. O associado tem desconto de 15% na conta de energia e paga somente uma vez pela integralização social, uma cota de R$200, sem nenhuma taxa adicional. A adesão pode ser feita na Acisa.

A iniciativa conta com o apoio da Coordenadoria das Associações Comerciais e Industriais do Oeste do Paraná (Caciopar).

O objetivo geral da cooperativa é o suprimento de energia elétrica mais barata, limpa e de fontes sustentáveis, como energia solar, termelétrica a biogás, centrais geradoras hidrelétricas (CGHs) e eólica, ou outra fonte renovável, desde que seja produzida no Paraná.

O empresário Jadir dos Reis Marcílio se diz satisfeito com o resultado, tendo em vista que, já no primeiro mês foi possível economizar 15% na fatura de energia. “É uma ótima oportunidade e que agrega nos demais serviços da Acisa”, complementa. A empresária Vanessa Capelari, destaca a parceria por intermédio da Acisa com a Paraná Energia, o que, no seu caso representa aproximadamente R$600 de economia. É uma forma de oferecer mais uma opção de vantagens aos associados, segundo a presidente, Claudete Remor.

Quem pode se associar

Qualquer consumidor pode se associar. Pode ser pessoa física, ou empresas que estejam conectadas à rede da Copel, segundo a diretora executiva da Paraná Energia, Yonara Medeiros. Dentre os requisitos está o enquadramento no grupo B, ou seja, consumidores da cidade e que não tenha outros benefícios governamentais para a eletricidade.

A secretária executiva da Acisa, Dayane Passos, ressalta que o procedimento para associação à cooperativa é fácil. “Basta ter a conta no nome, encaminhar-se à Associação Comercial e levar uma fatura para a análise do perfil de consumo. A partir disso será possível informar quanta energia pode ser entregue e qual será a economia média mensal para o consumidor”, explica. Em seguida é feita a adesão à cooperativa. “O associado paga somente uma vez pela integralização social, uma cota R$200, sem nenhuma taxa adicional e tem um desconto de até 15% na conta de energia”, complementa Dayane Passos.

A Paraná Energia tem por atribuição fazer a “ponte” entre geradores de energias renováveis e consumidores. Toda energia contratada e produzida por fontes fotovoltaicas, biogás e PCHs vai para a rede da concessionária, a Copel, que identifica a quantidade de energia que entrou e então a devolve em créditos.