Quinta, 09 Abril 2020 14:33

Acisa estimula negociação de cooperativas de crédito e instituições financeiras com empresas

A Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa), reuniu nesta quinta-feira (09), representantes de instituições cooperativas e financeiras do município, para abordar questões relacionadas a incentivos, renegociações de dívidas e financiamentos, e outros detalhes. O objetivo é estimular o comércio do município e facilitar o acesso empresarial às linhas de apoio financeiro.

A Acisa vai enviar informações nos próximos dias, assim que for recebendo material informativo das agências financeiras e cooperativas de crédito. Todas as instituições estão com programas especiais para auxílio, conforme os representantes que participaram da reunião. “Cada instituição tem linhas específicas, ou, seja, diferentes, então, o empresário deve buscar pelo que mais se adapte à sua empresa”, destaca a presidente da Acisa, Claudete Remor.

Há isenção de IOF, renegociações e outros detalhes gerais. Entre a documentação disponível e, que pode ser acessada, está a Resolução 4782, por exemplo, que estabelece, por tempo determinado, em função de eventuais impactos da Covid-19 na economia, critérios temporários para a caracterização das reestruturações de operações, para fins de gerenciamento de risco de crédito. Prorrogações podem ser buscadas até setembro para determinadas linhas.

Renegociações

Como orientação dos gerentes, os empresários devem estar atentos para as renegociações financeiras e assim evitar problemas futuros.

Além de estimular alternativas para fomentar o desenvolvimento, vendas e serviços, na reunião também foi reforçado sobre a importância de obedecer aos decretos para atendimento e funcionamento das empresas.

A presidente da Acisa, Claudete Remor, chama a atenção para que as empresas cumpram com o estabelecido no Decreto 171 da Administração Municipal de Santa Helena para evitar retroceder em um passo importante que visa a abertura das empresas.

IMG7416
IMG7412