Segunda, 23 Julho 2018 11:47

Assinados contratos da quarta fase do Programa Investe Santa Helena

A Administração Municipal de Santa Helena, juntamente com as instituições de crédito do município, assinou nesta segunda-feira (23), os contratos de execução da quarta fase do Programa Investe Santa Helena. Participam desta etapa a Sicredi Vanguarda, Sicoob e Uniprime. O montante liberado é importante para o fomento ao comércio e indústria como forma de aporte em investimento e capital de giro, segundo os gestores municipais.

O prefeito Zado enfatizou em sua fala os ex-prefeitos Jucerlei Sotoriva, que crio o programa durante a sua administração e Airton Copatti, que ampliou o incentivo dado pelo município.

Conforme Zado, as empresas sofrem com a alta carga de impostos e dificuldades que as impedem de crescer. “O programa Investe Santa Helena vem para dar um suporte para esses empresários da sede do município e distritos, que querem investir em capital de giro e investimento fixo” – destacou.

Esse fortalecimento das empresas gera oportunidades para os empresários gerarem mais renda, empregos e fomenta o setor segundo o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa), Leonardo Redin. “Tudo o que vai trazer benefícios ao empresariado vai ser apoiado pela Acisa. Queremos sempre participar das ações que venham a beneficiar as empresas do município”, destacou.

O Investe Santa Helena

O Programa Investe Santa Helena surgiu a partir do programa Gestão Compartilhada, iniciado em 2013 quando foi elaborado um documento contendo metas para os próximos 10 anos, com projetos que norteavam as ações de governo do município.

Este documento foi elaborado conjuntamente com poder público, lideranças e a comunidade em geral com a participação aproximada de 10 mil pessoas. Conforme a Administração Municipal, a facilitação do acesso ao crédito para a classe empresarial faz parte das demandas apresentadas pelo Gestão Compartilhada.

Participaram do planejamento do programa diversos setores, como Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa), Coordenadoria das Associações Comerciais do Paraná (Caciopar), empresários, Sebrae, instituições financeiras, cooperativas de crédito, bancos comerciais e Banco de Fomento, além de toda equipe de servidores públicos, segundo a Administração Municipal.

Valores

Em 2015 o Município disponibilizou R$500 mil para subsídio dos juros do programa. Foram 104 operações de crédito liberadas com R$1,9 milhão liberados pelas instituições financeiras para empresas santa-helenenses.

Em 2016 foram 60 operações de crédito com o montante de R$1 milhão liberados pelas instituições financeiras. Nesta fase foi ampliado para que os profissionais liberais com profissão regulamentada fossem contemplados com o programa.

Em 2017 o município destinou R$1 milhão para subsídio dos juros e houve a ampliação do valor máximo de captação de acordo com o limite de categoria estabelecido no programa, ampliado o prazo para o parcelamento do crédito e incluída a modalidade de capital de giro. Foram 66 operações de crédito liberadas, injetando na economia o montante de R$2,6 milhões.

Em 2018

Para 2018 o município disponibilizará o montante de R$1 milhão para subsídio dos juros. Nesta nova fase, o município subsidiará os juros para um valor máximo de captação de até R$60 mil por beneficiado, observando o limite de até R$8 mil para microempreendedor individual (MEI); até R$20 mil para profissionais liberais; até R$40 mil para micro empresa (ME) e até R$60 mil para Empresa de Pequeno Porte (EPP).

Modalidades

As modalidades de crédito disponíveis para esta fase do programa serão investimento fixo para a totalidade da operação e investimento fixo com capital de giro atrelado, na razão de 70% para investimento fixo e 30% para capital de giro, respeitando o limite do programa para cada modalidade.

As instituições financeiras contratadas tem o prazo até 31 de dezembro de 2018 para operacionalizarem os créditos com recursos do programa, sendo que todo o processo de análise de crédito é de exclusiva competência das instituições.

IMG0017
IMG0015