Segunda, 09 Abril 2018 13:05

Acisa firma parceria para viabilizar garantia de crédito a empresários de Santa Helena

Uma parceria entre a Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa), com a Garantioeste, visa facilitar o acesso ao crédito para os empresários do município, com taxas de juros menores. O contato direto com os empresários e o fomento ao desenvolvimento está entre as premissas deste tipo de iniciativa.

Conforme o supervisor administrativo da Garantioeste, Marco Rothe, a parceria com a Acisa visa estar mais próximo ao empresário. Atualmente há intermediação com Sicoob, Sicredi, Fomento Paraná e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), de acordo com Rothe.

O que ocorre, segundo o presidente da Acisa, Leonardo Redin, é que, em diversas situações o empresário esbarra nas garantias que são exigidas pelas instituições para liberar o crédito, procedimentos que são facilitados pela Garantioeste.

Em Santa Helena a Acisa prestará o serviço de agente. As linhas estão abertas, tanto para capital de giro, quanto para investimento, como compras de máquinas e reformas.

A missão principal das Sociedades de Garantida Crédito (SGC), é contribuir para facilitar o acesso ao crédito das micro e pequenas empresas (MPE) e dos micro empreendedores individuais (MEIs). Esse objetivo é materializado por meio da concessão de cartas de garantia complementares para seus associados.

São trabalhadas as linhas oficiais as comerciais. Marco Rothe ressalta que, com a parceria há vantagens, tanto à instituição financeira, que tem liquidez na operação de crédito, quanto ao empresário, com taxas mais atrativas. Além disso, a Garantioeste, juntamente com o Sebrae e Acisa, fazem o papel de desenvolvimento e fomento à economia local.