Segunda, 11 Dezembro 2017 08:26

Empossado Conselho Comunitário de Segurança em Santa Helena

O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), de Santa Helena foi empossado nesta quinta-feira (07), para um período de dois anos. A partir de agora, diversas ações, assim como auxílio às autoridades policiais, poderão ser intermediadas pelo órgão, que conta com o apoio da Coordenação Estadual dos Consegs. A volta às atividades do Conselho era uma reivindicação da sociedade e foi liderada, inicialmente pela Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa).

A primeira discussão sobre a composição de uma nova diretoria do Conseg ocorreu em abril, em uma reunião que contou com a presença de diretores da Acisa, representantes do Poder Legislativo, Poder Executivo, Delegacia de Polícia Civil, Polícia Militar, Judiciário e o último presidente eleito do Conselho Comunitário de Segurança, Conseg, Walmor Federizze.

Em julho foi lançado o edital para eleição, seguido de inscrição da chapa e aprovação, com posse nesta quinta-feira em evento que contou com a anuência da Coordenação Estadual dos Consegs. A Carta Constitutiva foi entregue pelo coronel Nerino Mariano de Brito, ao presidente do Conseg de Santa Helena Aquiles Marcelo Alba.

Como vice-presidente foi eleito Renato Amatuzi. A secretária é Francielly Aleixo da Silva, segunda secretária Maria Cervante, tesoureira Rafaela Gazziero, segundo tesoureiro Leandro de Moura. O Conselho Fiscal é composto por Olavo Mousquer, André Alegretti e Evandro Perego. Rosinaldo Mateus faz parte do Conselho de Ética e Disciplina.

Com a posse, iniciam os trabalhos por busca de recursos e desenvolvimento de ações do Conseg no município, conforme o presidente, Aquiles Alba. O trabalho em conjunto é a principal proposta. O prefeito, Airton Copatti, frisa que a Administração Municipal de Santa Helena é parceira do Conseg no apoio e manutenção da segurança pública no município.

O Conselho é imprescindível para que o município tenha condições de participar de um processo de gestão compartilhada dos projetos de segurança pública, segundo o que destaca o coordenador estadual dos Consegs, o coronel Nerino Mariano de Brito.

Os conselheiros devem se reunir mensalmente e, dentre as propostas está uma parceria com a Administração Municipal para o repasse de verbas para a manutenção de diversas demandas das polícias.

IMG0466
IMG0469