Quinta, 07 Dezembro 2017 08:17

Viagem técnica leva comitiva de Santa Helena para conhecer modelo associativista em SC

Uma comitiva formada por empresários, representantes da Administração Municipal e da Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa), participou de uma viagem técnica a Florianópolis, a capital de Santa Catarina. A missão foi promovida pela Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar), e contemplou diretores, executivos e colaboradores de 13 associações comerciais (Aces), da região, além de Laranjeiras do Sul.

Os municípios da região Oeste representados na caravana são: Santa Helena, Céu Azul, Matelândia, Medianeira, Foz do Iguaçu, Palotina, Assis Chateaubriand, Marechal Cândido Rondon, Quatro Pontes, Cafelândia, Cascavel, Guaraniaçu e Quedas do Iguaçu. A finalidade da missão foi conhecer entidades de classe, associações e a estrutura Sapiens Parque Tecnológico.

O presidente da Caciopar, Leoveraldo Curtarelli de Oliveira, ressalta que todos puderam aprender muito com as informações recebidas. “Tudo poderá, da melhor forma possível, ser adaptado à realidade de cada uma das associações comerciais da região e, gradualmente, bons resultados aparecerão”, observa Curtarelli de Oliveira, que liderou a caravana de Aces integradas à Coordenadoria.

Exemplos importantes

O planejamento, a organização e o profissionalismo com que as entidades são geridas é um aspecto importante a ser considerado. “Com certeza muitos exemplos importantes nos fazem refletir e possibilitam a contextualização frente à realidade do nosso município”, destaca o secretário executivo da Acisa, Henry Mertz.

A opção da Acif de Florianópolis de implantar regionais, espécie de filiais da entidade, também chamou atenção. “É uma forma de manter a entidade ainda mais perto dos empresários e trabalhar conceitos ligados à participação voluntária”, cita o secretário de Desenvolvimento Econômico e Associativismo de Santa Helena, Lenecir José Benacchio.

Produtos e serviços

Parte da comitiva do Oeste foi formada por executivos de associações comerciais e para esses o conteúdo mais atrativo se referiu aos produtos e serviços. “E são muitos. A exemplo de cartão personalizado para vales alimentação e refeição, convênios-saúde muito fortes e serviços sempre focados na melhor resposta às empresas e ao sistema”, observa a gerente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná, Rosane Schulz Ferreira.

Uma das visitas mais aguardadas pela caravana foi ao Sapiens, parque tecnológico criado em 2002 para ser um ambiente voltado à inovação e à multiplicação de novos conhecimentos. O volume em investimentos privados já ultrapassa os R$ 150 milhões e a projeção de empregos para alguns anos é de 25 mil.

Viagem-Tecnica-1
Viagem-Tecnica-2