Sexta, 11 Agosto 2017 10:42

Edital para eleição do Conseg será lançado nesta quarta-feira em Santa Helena

A comunidade de Santa Helena se reuniu na manhã desta terça-feira (18) para definir detalhes a respeito da reativação do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg). Com a presença de autoridades policiais, vereadores, diretores da Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa), prefeito Airton Copatti e membros da Administração Municipal, a reunião foi encerrada com a definição de data para o lançamento do edital de inscrição para chapas a concorrer à presidência do Conselho.

Conforme o comandante da Polícia Militar de Santa Helena, tenente Leonardo Franco de Oliveira, o edital deve ser expedido nesta quarta-feira (19), com prazo de 15 dias para a inscrição de chapas e mais 15 dias para a eleição, que deve ocorrer, provavelmente, em 18 de agosto.

O presidente da Acisa, Edson Kehl, ressalta a importância do Conselho Comunitário de Segurança para o município de Santa Helena, que poderá atuar em questões preventivas, quanto auxílio às polícias. “Precisamos cobrar dos governantes, mas, também ajudar na manutenção de um ambiente mais seguro para viver”, ressalta.

O trabalho em conjunto é a principal proposta. O prefeito, Airton Copatti, frisa que a Administração Municipal de Santa Helena é parceira para a reativação do Conseg. “Sabemos que, muitas vezes as polícias querem desenvolver determinadas ações, mas não possuem recursos, o que pode ser intermediado pelo Conselho”, observa.

Conforme o tenente Franco, todas as pessoas da comunidade podem integrar o Conseg. “Precisamos de, no mínimo sete integrantes para a inscrição da chapa e, os candidatos devem ter bom antecedentes”, frisa.

O Conselho Comunitário de Segurança é composto por presidente, vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário, 1º tesoureiro, 2º tesoureiro, Conselho Fiscal (três membros), Conselho Deliberativo (três membros), Conselho de Ética e Disciplina (três membros).

Outros detalhes poderão ser conferidos a partir desta quarta-feira, quando do lançamento do edital para as eleições.

IMG1060
IMG1054