Sexta, 11 Agosto 2017 10:33

Reunião visa iniciar processo de reativação do Conseg em Santa Helena

A comunidade de Santa Helena se une para, mais uma vez, reativar o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg). A última eleição do órgão ocorreu em 2012, depois de um processo de reativação que ocorreu em 2011. Sem o respaldo necessário para desenvolver suas atividades, o Conselho Comunitário de Segurança volta à pauta de discussões. O objetivo é constituir nova diretoria com o intuito de possibilitar parcerias entre o poder público e as forças policiais, por exemplo, em prol da manutenção da segurança pública no município.

Em anos anteriores, o Conseg era responsável por um convênio que possibilitava o repasse de recursos financeiros para as polícias do município, uma das prerrogativas levadas em consideração para a reativação do órgão no município. Além disso, outras iniciativas podem ser lideradas pelo Conselho.

Apoio

Uma das entidades interessadas em colocar o Conseg em funcionamento é a Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa), que promoveu uma reunião sobre segurança pública, momento em que o assunto foi colocado em pauta.

No aniversário da Associação, o tema voltou à tona com uma palestra sobre segurança pública, com o advogado Jaime Remor, que já foi presidente do Conseg. Nesta terça-feira (18), as autoridades do município devem se reunir novamente para deliberar sobre o assunto. O encontro está agendado para 8h na Acisa.

O juiz da comarca de Santa Helena, Jorge Anastácio Kotzias Neto, frisa que o Conselho Comunitário de Segurança é um órgão muito importante para a comunidade, tendo em vista o envolvimento em diferentes questões inerente à manutenção dos trabalhos e iniciativas correlatas.

O presidente da Acisa, Edson Kehl, ressalta o trabalho que pode ser desenvolvimento no município com a instituição do Conseg, uma forma de promover suporte às autoridades em algumas situações cotidianas voltadas à segurança.