Sexta, 17 Fevereiro 2017 08:30

Acisa repassa ofício ao prefeito de Santa Helena com demandas de segurança

Documento será remetido ao Governo do Estado em assembleia da Amop

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa), Edson Kehl, entregou nesta quinta-feira (16), ao prefeito Airton Copatti, ofício com as reivindicações relativas à segurança pública do município. O documento foi confeccionado a partir demandas apresentadas pelos poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, juntamente com a classe empresarial.

O ofício será encaminhado por Copatti, nesta sexta-feira (17), ao secretário de Segurança Pública do Estado do Paraná, Wagner Mesquita e ao chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, em assembleia da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), em Cascavel.

Segurança

O aumento de ocorrência, principalmente, de roubos e furtos, provocou uma reação quanto às estratégias com vistas à manutenção da segurança. Dia 10 de fevereiro, em reunião com organismos afins, promovida pela Acisa, foi deliberado sobre fórmulas para melhorar o policiamento, assim como outras maneiras de promover segurança.

Ações

Dentre as ações sugeridas em reunião estão a criação, impressão e distribuição de uma Cartilha Informativa para alunos, empresários e moradores em geral, demonstrando o papel das polícias, do Poder Judiciário, das entidades públicas e governos para com a segurança pública e informando a quem recorrer em caso de necessidade. Outra ação é a sensibilização para a implantação de grupos de famílias vigilantes ou “vizinho vigilante”, como já é praticado em outros municípios.

Demandas

No entanto, por outro lado, é de extrema importância o auxílio dos órgãos competentes nestas ações, segundo o presidente da Acisa, Edson Kehl. Por tal motivo a solicitação de apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública do Paraná, para a instalação de mais câmeras de segurança na cidade e nos distritos, aumento de efetivo de policiais civis e militares, e de viaturas, manutenção de viaturas, implantação de um Posto Avançado da Polícia Federal em Santa Helena, mobilização do Exército para atuar na prevenção e repressão contra delitos no município e região de fronteira, implantação da sede da Companhia da Polícia Militar em Santa Helena, construção da Cadeia Pública de Santa Helena, que hoje está situada no centro da cidade, em uma área afastada do perímetro urbano, bem como, a ampliação do espaço.

Estrutura

Outra necessidade diz respeito aos veículos apreendidos pelas polícias, Militar e Civil, os quais por algum tempo ficaram expostos em vias públicas na área central da cidade, acumulando entulho e servindo como criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

Em dezembro de 2016, por meio de uma iniciativa da Acisa junto com a Prefeitura Municipal, esses veículos foram transferidos para um local provisório, a céu aberto, cedido pela Administração Municipal, pelo período de 06 meses até que se tenha um local adequado e permanente para esse fim. A solicitação é para viabilizar um espaço por meio do Governo do Estado, em parceria com o Detran, para a solução do problema alocação dos carros em desuso.

Além destas ações, outras iniciativas serão desenvolvidas no município em parceria com organismos de segurança e demais entidades para buscar soluções de curto, médio e longo prazos em prol da segurança.

IMG59411
IMG5945