Sexta, 10 Fevereiro 2017 19:13

Associação Comercial de Santa Helena reúne entidades para discutir segurança pública

A Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa), foi sede de uma reunião nesta sexta-feira (10), com autoridades ligadas ao setor de segurança pública, diretoria da entidade, Administração Municipal e Poder Judiciário. A discussão a respeito do assunto foi convocada pelo presidente da Acisa, Edson Kehl, tendo em vista a sequência de ocorrências envolvendo furtos e roubos, alguns, inclusive com reféns.

Através da Campanha ‘Segurança Pública: Santa Helena em Ação’ a Associação Comercial, juntamente com as demais entidades, busca a manutenção da segurança no município e formatação de conjunturas práticas para combater a criminalidade que preocupa a classe empresarial e a população em geral.

Renovação de estratégias

O presidente da Acisa, Edson Kehl, ressaltou que as estratégias precisam ser renovadas através da união da população. Ideias foram lançadas para a confecção de ações de integração com as autoridades policiais. Grupos comunitários e de bairros podem ser formados na busca de coibir ações criminosas.

Integração

Em consonância com o que foi apoiado por outros participantes da reunião, o juiz da Comarca de Santa Helena, Jorge Anastácio Kotzias Neto, sugeriu que as tecnologias como, redes sociais e grupos fechados de comunicação podem ser utilizadas entre moradores de um mesmo bairro, ou vizinhos, por exemplo, para monitorar e alertar sobre atividades suspeitas.

Apoio

O apoio ao trabalho da polícia foi defendido pelo prefeito Airton Copatti. “Com certeza haverá a contrapartida da Administração Municipal na busca de apoio ao trabalho policial, com ação política no intuito de aumentar o efetivo e iniciativas que visem o monitoramento eletrônico, tanto na cidade, quanto nos distritos”, frisou.

O comandante do Pelotão da Polícia Militar, tenente Leonardo Franco de Oliveira, enalteceu o comprometimento da diretoria da Acisa e demais entidades com as questões de segurança, a partir da sugestão de ideias e estratégias em busca de auxiliar as autoridades policiais.

Pró-segurança

Franco também destacou algumas ações que já estão em andamento no município visando o combate às atividades criminosas, caso, por exemplo, da Patrulha Distrital que atua desde a terça-feira (07). Um incremento de mais dois policiais também está previsto.

Diagnóstico

Um diagnóstico da segurança pública em Santa Helena deve ser elaborado nos próximos dias e encaminhado ao prefeito Airton Copatti. O documento será entregue ao Secretário de Estado da Segurança Pública, Wagner Mesquita, e ao chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni no próximo dia 17 em Cascavel.

IMG5765
IMG5770