Quarta, 01 Fevereiro 2017 17:34

Dados mostram melhora no comércio do Paraná e de Santa Helena

Indicadores da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) apontam que o ano de 2016 foi melhor para o comércio paranaense em comparação a 2015. Os dados levaram em consideração 262 cidades do Paraná e 28 mil empresas. A inadimplência diminuiu no Estado, o que também pode ser registrado em Santa Helena.

Apesar dos índices serem baixos, houve uma mudança no comportamento do consumidor e também das empresas, segundo o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa), Edson Kehl. “O consumidor está mais cauteloso em tomar dívidas novas e preocupado em pagar dívidas existentes”, analisa o diretor comercial da Faciap, Edson Araújo Filho. “O comércio está sendo mais criterioso ao conceder crédito”, destaca.

Crédito

Em Santa Helena os números do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), mostram que, em 2015, das 1159 consultas feitas, houve 512 registros de restrição, enquanto em 2016 foram efetuadas 1555 consultas com 503 restrições, o que pode significar um processo de regularização de débitos.

Segundo o Indicador Faciap de Registro de Dívidas (IFRD), houve crescimento de 1,3% na quantidade de dívidas registradas no ano passado frente a 2015. Por outro lado, a regularização de débitos aumentou. Seguindo o Indicador de Regularização de Dívidas (IFRE), o número de dívidas pagas foi 8,2% maior no varejo do Paraná.

Inadimplência

De acordo com o Indicador Faciap de Inadimplência (IFIN), a inadimplência caiu 10,6% em 2016 em relação ao ano anterior. Já a intenção de compras subiu. O Indicador Faciap de Intenções de Compra a Crédito (IFIC ) no varejo mostra alta de 3,3%.

O levantamento é feito a partir de informações da maior rede de proteção ao crédito do Paraná, que é a Base Centralizadora Faciap de Proteção ao Crédito (BCF), conveniada ao SPC Brasil e à Serasa Experian.

Assessoria Acisa com Faciap

IMG5261