Terça, 16 Agosto 2022 15:50

Ampla programação será desenvolvida no RuralTech em Santa Helena

Os organizadores do I RuralTech – Tecnologia e Inovação para o Campo, definem os últimos detalhes para o evento e concentram atenção na montagem da estrutura que atenderá participantes e visitantes. O RuralTech ocorrerá no período de quinta-feira (18) a sábado (20), anexo ao Campus Santa Helena da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Nos três dias serão trabalhados temas principais.

O dia da abertura terá como enfoque principal a ‘pecuária leiteira’. No segundo dia serão trabalhados os temas ‘horticultura e grãos’ e no terceiro dia ‘plantas ornamentais e medicinais, e energias renováveis’. No entanto, a programação conta com minicursos, palestras, mesas redondas, feira de sabores, reuniões regionais e apresentação de tecnologias para o campo.

Os interessados em participar podem conferir a programação de cada dia, com os temas em destaque no site oficial do evento ruraltechsantahelena.com.br. Nos três dias de evento haverá a feira de sabores da agricultura familiar das 13h e 30min às 18 horas.

Primeiro dia – Abertura e pecuária leiteira

Dia-18

A abertura oficial está programada para quinta-feira (18), às 10 horas. Antes disso, desde 9h, até 18h, estará aberta a área de expositores de campos de cultivo e empresas do setor.

Das 9h às 12h serão desenvolvidos dois minicursos, ‘Manejo de bezerras em bovinocultura leiteira’, com Stela Desto, do IDR-Paraná, e ‘Alimentação e substitutivos para vacas leiteiras’, com Murilo Shibata, do IDR-Paraná.

A partir de 13h, até 15h será realizado dia de campo em pecuária leiteira e culturas de inverno, em quatro tendas, onde serão abordados os temas: Variedades de gramíneas, sua adaptação e seus manejos corretos; Qualidade de silagem; Manejo sanitário de parasitas; e Culturas de inverno para pastejo, silagem e grãos.

Das 13h e 30min às 18h haverá a primeira mostra de startups e tecnologias digitais para o campo.

Das 14h e 30min às 15h e 30min ocorrerá reunião regional do Iguassu Valley e Sebrae e das 16h às 17h a palestra magna de abertura, com o tema ‘Inovações no agronegócio’, qual terá como palestrantes, Jéssica Gimenes Tâmbalo e Beatriz Sizilio dos Santos. O evento será no auditório da UTFPR, com transmissão no telão externo.

O horário das 17h às 17h e 30min está reservado para apresentação cultural.

Segundo dia - Horticultura e grãos

Dia-19

A programação continua dia 19. A abertura da área de expositores de campos de cultivo e também de empresas do setor será às 9 horas. Neste horário também ocorrerá a palestra ‘Manejo de fertilidade do solo para produção de grãos’. Outra palestra está agendada para o horário das 10h às 12h e enfoca o tema ‘Resultados manejo integrado de pragas e doenças’.

Das 9h às 12h será feita a reunião técnica sobre certificação orgânica.

Das 13h às 15h ocorrerá o dia de campo em hortaliças e frutas e envolverá os temas: Fruticultura, com foco em abacaxi; Adubação verde e SPDH; Produção integrada e irrigação em hortifruticultura; e Plantas aromáticas e fitoterápicas.

Também das 13h às 15h será realizado o dia de campo sobre grãos, com os enfoques em Manejo integrado em pragas e doenças; Adubação orgânica; Regulagem de pulverizadores; e Inoculação e coinoculação.

Uma mesa redonda está prevista para o horário de 13h e 30min às 14h e 30min e discutirá sobre cisternas, outorgas e uso racional da água.

A mostra de startups e tecnologias digitais para o campo ocorrerá das 13h e 30min às 18 horas.

Duas palestras estão previstas. ‘Interações entre solo, clima e produtividade no Oeste do Paraná’, às 14h e 30min, e ‘Controle Biológico: o futuro da agricultura, às 15h e 30 minutos.

A partir de 17 horas será feita uma apresentação cultural.

Terceiro dia – Plantas ornamentais e medicinais – Energias renováveis

Dia-20

No terceiro dia a programação inicia às 9h com a abertura das áreas de expositores de campos de cultivo e de empresas do setor.

A partir de 13h e 30min, até 15h, será trabalhada a oficina ‘Manejo de flores e plantas ornamentais’. Das 15h e 30min às 17h ocorrerá a oficina ‘Plantas medicinais, usos e preparos.

Duas mesas redondas estão programadas. Às 13h e 30min, ‘Biodigestores, instalação e manutenção’ e 15h e 30min ‘Produção de energia fotovoltaica’.

A partir de 16h será feito o encerramento dos trabalhos, seguido de apresentação cultural.

Parceiros

O evento é desenvolvido em parceria pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa), Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná), Administração Municipal de Santa Helena, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab).