Terça, 28 Dezembro 2021 17:17

Acisa orienta empresários de Santa Helena para importância do PPRA

Com o objetivo de manter os empresários atualizados a Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa) traz informações a respeito do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). É importante que empresas com registro a partir de um funcionário elaborem o documento e insiram os dados no eSocial.

O PPRA está relacionado à ações pertinentes à saúde e riscos existentes nos ambientes de trabalho, causados por agentes físicos, químicos ou biológicos, capazes de causar danos à saúde do trabalhador, segundo a responsável pelo Ponto de Atendimento ao Empreendedor de Santa Helena, Maysa Pereira.

Diante das constatações, havendo potencial de dano, o programa estabelece o que se desenvolverá para eliminar os riscos ou reduzi-los.

O objetivo é estabelecer medidas que visem potencializar a preservação da integridade física e mental do trabalhador. A NR-9 determina a obrigatoriedade de elaboração e implementação do PPRA por todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, independente do número de servidores, ou ramo de atividade.

O documento é elaborado por profissional da área de segurança de trabalho para ajudar a empresa na detecção dos riscos e ações para prevenção e garantia da saúde de seus colaboradores.

Outras informações podem ser obtidas junto à Acisa, ou, pelo telefone (45) 3268 1497.