Quarta, 14 Julho 2021 11:31

Acisa protocola ofício pedindo retomada gradual de eventos em Santa Helena

A Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa), encaminhou esta semana, ao Comitê de Enfrentamento à Covid-19, o ofício 097, que pede a retomada gradual dos eventos no município. Pela sugestão descrita no ofício, o que se quer é a liberação gradual, conforme datas e número de participantes no decorrer dos próximos meses.

O diretor de capacitação da Acisa, Gilmar da Silva, destaca que a proposta foi baseada em algumas demandas dos empresários do setor, que foi diretamente impactado durante a pandemia. Após o encaminhamento, agora aguarda-se pela publicação de novo decreto para saber se as reivindicações foram acatadas.

Conforme tabela de datas e público apresentados, a sugestão é a liberação de, 17 a 31 de julho: eventos sociais com até 75 convidados e eventos corporativos e empresariais com até 100 convidados. A partir de 1 de agosto, eventos sociais com até 130 convidados e eventos corporativos e empresariais com até 150 convidados. A partir de 1 de setembro, eventos sociais com até 170 convidados e eventos corporativos e empresariais com até 200 convidados. A partir de 1 de outubro, eventos sociais com até 200 convidados e eventos corporativos com até 250 convidados, ou mais, dependendo da capacidade máxima do ambiente, até 70% de ocupação.

Dados

A Associação Comercial e Empresarial se embasa nos dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde para o pedido de liberação gradual dos eventos. Conforme os dados, mais de 58% da população acima de 18 anos já tomou a primeira dose da vacina e mais de 20% tomou as duas doses ou a dose única do imunizante. No dia 11 de julho, haviam 18 casos ativos de COVID-19 e 54 em investigação, números bem baixos em relação a quantidade de habitantes, o que demonstra que a vacinação e os cuidados que estão sendo tomados estão dando certo.

Justifica o documento que, “a realização de eventos, além de ser a atividade principal de muitas empresas do município como prestadores de serviços nas áreas de decoração, organização, fotografia, alimentos e bebidas, seguranças, sonorização e iluminação, DJs e artistas, também é uma atividade de grande importância para muitos setores que são movimentados, e com isso gera renda e crescimento para diversos ramos empresariais como salões de beleza, comércio de vestuário em geral, postos de combustível, lojas de presentes, entre muitos outros”.

Situação epidemiológica

Com o avanço na vacinação, a entidade solicita ao Comitê de Enfrentamento à Covid-19, a elaboração e aprovação de um plano de retomada para a realização de eventos, como está acontecendo em outras cidades da nossa região. Um calendário que avança seguindo o cronograma da vacinação contra a Covid-19 e conforme a situação epidemiológica, com o devido respeito aos protocolos sanitários para evitar a transmissão do coronavírus.