Quinta, 01 Abril 2021 16:59

Decreto do Estado força cancelamento de horário especial de Páscoa no comércio de Santa Helena

O comércio de Santa Helena se preparava para horário especial de atendimento na véspera de Páscoa, neste sábado (03). Um Acordo Coletivo de Trabalho celebrado entre o Sindicato do Comércio Varejista de Toledo e Sindicato dos Empregados no Comércio de Toledo, previa horário diferenciado, com abertura das empresas das 8h às 15 horas.

No entanto, com a publicação do decreto 7.230/21, assinado pelo governador Carlos Massa Junior nesta quarta-feira (31), estende-se o período de restrição até as 5 horas do dia 15 de abril. Desta forma, a decisão governamental se sobrepõe ao Acordo Coletivo, conforme a secretária executiva da Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa), Dayane Passos. “Com a publicação de decreto do Governo do Estado e restrição do comércio não essencial, o acordo coletivo deixa de ter validade e a programação do atendimento em horário especial precisou ser cancelada”, destaca.

A Acisa mantém seu posicionamento de estímulo à valorização das empresas de Santa Helena como forma de fomento à economia, geração de renda e empregos, principalmente neste período de dificuldades para o setor empresarial.

Covid-19

Paralelamente, a Acisa reforça a necessidade de seguir as medidas de combate ao Coronavírus, caso da utilização do álcool em gel, uso de máscara e distanciamento físico. A entidade, inclusive, chama a atenção para evitar aglomerações no período de Páscoa como forma de diminuir a proliferação da Covid-19 e possíveis prejuízos às empresas com medidas governamentais mais restritivas.