Quinta, 04 Fevereiro 2021 17:19

Acisa assina carta entregue ao presidente Bolsonaro

A Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa) integra um grupo de entidades e associações comerciais, juntamente com a Coordenadoria das Associações Comerciais do Oeste do Paraná (Caciopar) e Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), que assinaram uma carta entregue nesta quinta-feira (04), ao presidente da República, Jair Bolsonaro, em Cascavel. O documento pede intervenção no novo modelo de concessão de rodovias no Estado, “para que seja justo e equilibrado”.

A presidente da Acisa, Claudete Remor, destaca o trabalho conjunto, encabeçado pelo Programa Oeste em Desenvolvimento, na busca pela redução do preço dos pedágios nas novas concessões de rodovias no Estado.

O diretor de Associativismo da Caciopar, e diretor da Acisa, Leoveraldo Curtarelli de Oliveira, ressalta que, os empresários são contra a outorga onerosa. “Nós imaginamos que podemos chegar a tarifas com metade dos valores atuais”, destaca.

A carta

O conteúdo da carta das entidades é dirigido diretamente ao presidente.

“Caro presidente, o Oeste do Paraná, que tem em seu território mais de 50 mil produtores rurais, garantiu apoio maciço à sua eleição em 2018, e agora encarecidamente pede a sua intervenção para que o novo modelo de concessão de rodovias no Estado seja justo e equilibrado.”

As entidades defendem que “deve-se entender que o Paraná depende do valor agregado por peso, que o Estado tem forte produção de insumos primários”, e, por isso há a necessidade de entender o quanto isso impacta na cadeia de desenvolvimento.

Outro trecho da carta diz o seguinte: “Com todo respeito que temos por Vossa Excelência, homem integro e preocupado em promover avanços há muito reivindicados ao País, reiteramos, Senhor Presidente, que precisamos de sua intervenção direta na questão aqui exposta, porque precisamos de um modelo de pedágio justo e equilibrado!!! Caso as empresas ganhadoras da licitação, durante o período de suas concessões tiverem problemas de fluxo de investimento, falta de cumprimento de contratos por incompetência de gestão, envolvimento em escândalos de corrupção ou se na busca por vencer a licitação a empresa der descontos demasiados, que a mesma arque com as consequências e que o Estado as tire, tenha cláusulas contratuais robustas e resolutivas, peça caducidade, faça novas licitações e garanta ao povo a menor tarifa possível.”

O conteúdo da carta ressalta a região como “uma grande produtora de carnes e grãos, que precisa ser vista como ela é justamente para que a competitividade de seus produtos não se perca, porque do contrário haverá sérios e irreversíveis prejuízos ao Oeste, ao Paraná e ao Brasil”.

Entrega da carta

Conforme publicado pelo Programa Oeste em Desenvolvimento, o documento foi entregue pelo presidente do POD, Rainer Zielasko, que expôs alguns dos principais pontos do documento a Bolsonaro. O presidente da República afirmou que vai tratar das reivindicações da região Oeste do Paraná, retratadas no documento, pessoalmente. “Bolsonaro foi bastante atencioso e receptivo ao que expomos. Não podemos mais pagar um dos pedágios mais caros do mundo. As economias do Oeste e do Paraná não resistirão”, afirmou Rainer.