Sexta, 29 Janeiro 2021 11:41

Em reunião com a Acisa secretário anuncia R$20 milhões para o desenvolvimento empresarial

A Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa), recebeu nesta sexta-feira (29) o secretário de Desenvolvimento Econômico, Aquiles Marcelo Alba, e o diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico, Henry Mertz. O objetivo foi manter um primeiro contato com o secretário, conhecer as políticas públicas municipais para o setor empresarial e apresentar algumas demandas. A intensão, segundo Aquiles Alba, é trabalhar unido à Acisa.

Em sua explanação o secretário destacou a disponibilização de R$20 milhões para auxílio às empresas, uma reivindicação feita pela própria Associação Comercial, segundo a presidente, Claudete Remor. “Será um recurso importante ao setor”, observa o secretário.

Aquiles Alba ressalta que há uma vontade muito grande de desenvolver a indústria e comércio do município e, alguns programas já estão definidos e devem ser anunciados nos próximos dias, além de outros que serão mantidos, caso do Investe Santa Helena.

Paralelamente, um estudo feito pelo Sebrae em 2020 gerará informações quanto às demandas e impactos da pandemia do Coronavírus no setor empresarial. A partir disso será possível definir ações específicas.

Qualificação

Conforme o secretário, dentre os incentivos ao desenvolvimento geral está a qualificação. Para tal finalidade a Administração Municipal organiza uma série de 11 cursos, ainda para o primeiro semestre do ano, pelo programa Qualifica Santa Helena. As capacitações contemplarão diversos setores.

Setores correlacionados também recebem atenção, conforme Aquiles Marcelo Alba. É o caso de melhorias que devem ser efetuadas no porto de Santa Helena. Ao citar números, o secretário ressalta que, em 2020 houve movimentação de mais de R$600 milhões em produtos que passaram pela Aduana Integrada. “Saem mais de 100 caminhões por dia do porto e há planejamento para melhorar o fluxo e agilizar o tráfego. O objetivo inicial é que passem 200 caminhões por dia pelo local”, informa.

Turismo

Para o turismo ainda estão sendo definidos projetos, principalmente devido a pandemia. No entanto a estruturação física do principal atrativo, o balneário de Santa Helena, passa por reformas. Asfalto será feito na praia velha e no acesso pela Avenida Rio Grande do Sul. Pavilhões também serão remodelados.

IMG0130
IMG0135