Segunda, 07 Dezembro 2020 15:55

Cooperação - Energias renováveis ganham corpo no Oeste

Primeiras 13 Aces e Caciopar acabam de confirmar parceria com cooperativa criada há dois anos para fornecer eletricidade de fontes alternativas

Caciopar e 13 associações comerciais da região acabam de confirmar parceria com a Paraná Energia, cooperativa criada para oferecer e facilitar acesso a energias renováveis. O ato ocorreu durante Assembleia Geral Ordinária da Coordenadoria, na Acic, em Cascavel. “Há meses essa integração estava em estudo e o consenso entre os diretores é que participar da cooperativa é um bom negócio para as Aces, para as empresas filiadas e também para o movimento associativista empresarial da região”, diz o presidente Alci Rotta Júnior.

A empresária Sueli Barbieri, integrante da Comissão de Energias Renováveis e vice-presidente de Serviços da Caciopar, informa que os membros do grupo analisaram a fundo a cooperativa e as possibilidades que a parceria abre. “E percebemos que se trata de uma oportunidade para a redução de custos de um insumo fundamental às empresas dos mais diferentes segmentos. Além disso, com a parceria cria-se uma estratégia de fortalecimento, por meio de participação, do caixa das associações comerciais integradas”, conforme ela.

Ao longo de 2020, reuniões e encontros virtuais foram realizados entre diretores da Caciopar, Aces e Paraná Energia. Há consenso de que o tema, devido à sua amplitude, ganha a simpatia dos mais diferentes setores e interlocutores em todo o mundo. A Paraná Energia é uma cooperativa voltada à distribuição de energias a partir de usinas de biogás, fotovoltaica, centrais hidrelétricas e outras fontes renováveis. A diretora executiva Yonara Medeiros ressaltou, nos encontros com os empresários, o bom momento das energias alternativas no Brasil e em outros países, um mercado em forte expansão.

Yonara explicou que os créditos de energia são compensados nas faturas dos cooperados. E citou exemplos, entre eles um de consumo médio de 5000kWh/mês, que gera economia estimada de R$ 599,10 por mês ou de R$ 7.189,20 por ano. A cooperativa faz toda a negociação e encaminha os procedimentos junto à concessionária. Entre as vantagens ao cooperado, ela citou dispensa de instalação e manutenção de equipamentos, taxa de desconto com aumento progressivo, proporcional ao crescimento da empresa e gestão dos ativos de energia sob responsabilidade da cooperativa.

13 Aces

As 13 primeiras associações comerciais que optaram por ser cooperadas da Paraná Energia são: Assis, Guaíra, Terra Roxa, Céu Azul, Corbélia, Entre Rios, Marechal, Medianeira, Santa Helena, Palotina, Serranópolis, Foz e Mercedes. “A expectativa é que outras venham, a partir de agora, a participar de um projeto que tem tudo para fortalecer ainda mais o setor empresarial do Oeste”, afirma Yonara.

Para se filiar

Para se filiar basta entrar em contato com a Caciopar por intermédio da associação comercial da cidade, preencher a ficha de matrícula e integralizar o capital. O cooperado então receberá cópia do Estatuto Social e do Regimento Interno. Ele terá de seguir também a Política de Contratação de Prestação de Serviços de Geração e Distribuição de Energia da cooperativa. E no caso de o cooperado não ter mais interesse em fazer parte dela, deverá então pedir desligamento. O cessamento do fornecimento de energia deve ser solicitado com 90 dias de antecedência.

A Paraná Energia

A cooperativa de energias renováveis existe há menos de dois anos e em fevereiro de 2019, durante a 32ª edição do Show Rural Coopavel, foi constituído o Conselho Consultivo. Originalmente chamada de Cooperoeste, em março último ela teve seu nome alterado para Paraná Energia e é presidida por Lucio Ricken, Socio na empresa 3DI Engenharia LTDA.

Outras imagens no site da Caciopar http://www.caciopar.org.br/noticia/cooperacao-energias-renovaveis-ganham-corpo-no-oeste

Fonte: Caciopar