Quinta, 29 Outubro 2020 16:52

Comércio de Santa Helena poderá abrir no próximo sábado e no feriado de Finados

Com o feriado do Dia da Reforma Protestante, no sábado (31), e devido ao feriado de Finados em 02 de novembro, parte dos associados à Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa), reivindicou a abertura facultativa do comércio. Paralelamente, um Termo Aditivo de Convenção Coletiva de Trabalho, também possibilita o funcionamento das empresas no Dia de Finados.

O pedido de algumas empresas está relacionado diretamente ao cenário de pandemia, com processo de recuperação da economia.

As duas datas remetem a situações diferentes e devem ser observadas pelos empresários que optarem pela abertura.

Dia da Reforma

Conforme a secretária executiva da Acisa, Dayane Passos, quem optar por abrir no sábado deve negociar valores com os próprios colaboradores. O horário sugerido é das 8h às 12 horas.

Acordo coletivo

Conforme o Sindicato dos Empregados no Comércio de Toledo e o Sindicato do Comércio Varejista de Toledo, que também compreendem o município de Santa Helena, um Termo Aditivo de Convenção Coletiva de Trabalho, possibilita as empresas abrirem no dia 02 de novembro, Dia de Finados.

Finados

Pelo estipulado, o comércio estava autorizado a abrir dia 07 de setembro (Dia da Independência), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida) e poderá funcionar no dia 02 de novembro (Finados), das 08h às 17 horas. “As horas laboradas nesses dias serão remuneradas em R$ 70,00, bem como uma folga integral em até 90 dias”, estipula o acordo.