Sexta, 06 Dezembro 2019 15:08

Consultores do Empreender da região se reúnem em Santa Helena para planejamento de ações

Representantes da microrregional I da Coordenadoria das Associações Comerciais do Oeste do Paraná (Caciopar), do Programa Empreender, se reuniram nesta sexta-feira (06), em Santa Helena para um trabalho final de interação, avalição das ações e planejamento para 2020. A agenda iniciou com uma visita ao Sicoob e seguiu com palestra e avaliação geral. Participaram do encontro Palotina, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Santa Helena, Medianeira, Matelândia e Cascavel.

A consultora da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Iraci Mataczinski, destaca que são cinco encontros anuais na região Oeste do Paraná, e a agenda desta sexta-feira refere-se ao encerramento das atividades de 2019. “Comemora-se o período de trabalho com análise dos resultados, como números de nucleados, projetos, ações executadas, além de outros quesitos”, ressalta.

A diretora do Empreender na Caciopar e na Faciap, Rosangela Sonda (Zanza), chama a atenção para a importância da metodologia, aplicada pelo Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), nas associações com a união de esforços por setores que trabalham o mesmo ramo, caso da gestão e planejamento estratégico.

O Empreender

O Empreender é um programa da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em parceria com o Sebrae, que visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.

IMG9363
IMG9364