Terça, 25 Junho 2019 14:23

Em curso em Santa Helena palestrante destaca continuidade do e-Social

Rumores de que o e-Social poderia ser extinto não se confirmam, segundo o palestrante Fábio Carvalho, que ministrou um curso nesta segunda-feira (24), na Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa), em parceria com a Assomed. O treinamento prático sobre e-Social, Saúde e Segurança no Trabalho (SST). O instrutor, Fábio Carvalho, é consultor trabalhista e previdenciário, pós-graduado em direito e processo do trabalho.

O objetivo é capacitar os participantes com conhecimentos completos e minuciosos, teóricos e práticos sobre e-Social, com foco nos eventos de Saúde e Segurança no Trabalho, através de reflexões sobre o manual operacional e exercícios práticos de simulação dos eventos, com base nos programas de SST da empresa, e engajamento no projeto de atendimento, comunicação e matriz de responsabilidades junto aos parceiros.

O palestrante destaca a continuidade do e-Social e sua influência em gestão de saúde e segurança do trabalho. “Agora há um foco mais específico em Saúde e Segurança no Trabalho, que começa a ser cobrado a partir do mês de julho”, ressalta. “É uma obrigação que contemplam em torno de cinco a seis eventos por intermédio de formulário online”, frisa.

As empresas precisam fornecer as informações de forma eletrônica e em tempo real, o que aumenta a fiscalização por parte do governo e pode gerar demanda de mão de obra especializada no mercado.