Slide background
Slide background

O que é o Programa Empreender?

A sobrevivência das empresas, principalmente as de pequeno porte, em um mundo globalizado, onde maiores exigências são criadas a cada dia, é um fator de preocupação para o governo e para entidades financeiras e de apoio empresarial no Brasil, que entre outros fatores, precisam buscar alternativas efetivas para os empreendedores e profissionais que trabalham com esse setor da sociedade.

Essa busca de alternativas se torna ainda mais necessária quando se leva em conta uma pesquisa realizada pelo SEBRAE (2004), que mostra que um grande número de empresas, a maioria de pequeno porte, acabam por finalizar suas operações nos primeiros de existência.

Conforme apontam os dados do Sebrae, a taxa de mortalidade empresarial no Brasil, apurada entre as empresas constituídas e registradas nas Juntas Comerciais dos estados brasileiros nos anos de 2000, 2001 e 2002, mostra o preocupante dado de que 49,4% das empresas encerraram as atividades com até 02 anos de existência, 56,4% com até 03 anos e 59,9% não sobrevivem além dos 04 anos.

Assim, elevar a competitividade e consequentemente a sobrevivência das micro e pequenas empresas é o objetivo principal do Empreender, um programa que incentiva a busca de novos mercados e tecnologias, sensibiliza os empresários para adoção de posturas frente aos desafios atuais e futuros e desenvolve lideranças empresariais.

O programa está presente em todas as unidades federativas e visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo setor nos chamados Núcleos Setoriais.

Os Núcleos Setoriais são grupos de empresários de um mesmo segmento que se reúnem periodicamente nas Associações Comerciais, onde, com o apoio de um consultor, cujo papel principal é o de moderar as reuniões, discutem problemas comuns e buscam soluções conjuntas. O diferencial de tantos outros programas é que no Empreender as soluções vêm “de baixo para cima”, ou seja, são apontadas e executadas pelos próprios empresários. Para tanto, o consultor, como facilitador das reuniões, faz uso de uma metodologia específica para trabalho com grupos originada na Alemanha, denominada METAPLAN.

A metodologia METAPLAN agrega a já conhecida tempestade de ideias em grupos (brainstorming) e a busca de metas e ações conjuntas.

O que reflete com fidelidade o espírito do programa é a forma de associativismo que ele propõe. Por ela, ninguém é obrigado a participar de um Núcleo Setorial. O convencimento vem pela nova visão de parceria, na qual o concorrente, longe de ser um competidor, é um cooperador de seu concorrente. E ainda com um diferencial: todos ganham.

O mais importante: o programa vem conquistando o Brasil. Até o mês de julho de 2006, 30.000 empresas se reuniam semanalmente em todo o país para discutir os problemas que enfrentam no cotidiano, com resultados realmente notáveis.

Acesse o site do programa e veja mais informações: www.empreender.org.br