Slide background
Slide background
Slide background

Conheça os Núcleos Setoriais

Os Núcleos Setoriais são um grupo de trabalho, composto por representantes de empresas de um mesmo segmento ou não, tendo como objetivo aproximar e promover o associativismo, além de favorecer o desenvolvimento das empresas do seu setor e da economia do seu município. Os Núcleos Setoriais são orientados e acompanhados por um consultor designado pela Associação Comercial, sendo em Santa Helena a ACISA.

Os núcleos setoriais surgiram no Brasil em 1991, fruto de um projeto de cooperação entre Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera, e as Associações Comerciais e Empresariais de Santa Catarina. O modelo alemão foi adaptado à realidade brasileira, permitindo, assim, um trabalho mais participativo e orientado pela demanda dentro das entidades empresariais. A partir dos resultados gerados, foi implementado o Projeto Empreender, parceria da CACB - Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil e do SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, levando a ideia dos Núcleos Setoriais para todos os Estados da União. 

Quem pode fazer parte de um Núcleo Setorial? Empresas associadas à ACISA. A empresa será considerada nucleada a partir da 3ª participação consecutiva em reuniões do Núcleo, e deverá manter frequência mínima de 50%.

Se eu não sou associado da ACISA? A empresa não associada poderá conhecer a dinâmica do Núcleo participando de até três reuniões antes de associar-se à entidade. Após essa fase, para continuar a participar do Núcleo Setorial a empresa deverá associar-se. O participante passará a ser integrante do Núcleo contribuindo com o desenvolvimento do seu segmento.

Posso fazer parte de mais de um Núcleo Setorial? Sim, a empresa associada pode participar de mais de um Núcleo Setorial.

Como posso contribuir para o fortalecimento do Núcleo Setorial? Através da cooperação, confiança no trabalho em grupo e a participação ativa no Núcleo Setorial, trazendo para discussões aspectos comuns aos segmentos e, em conjunto, encontrar soluções. Essas soluções fortalecerão o segmento, desenvolvendo a sustentabilidade dos negócios.

Tem rodízio de tarefas e lideranças nos Núcleos Setoriais? Sim. Os Núcleos Setoriais elegem anualmente um coordenador, que fica responsável junto com o Consultor do Núcleo Setorial em tomar a frente aos trabalhos, envolvendo os nucleados no planejamento e trabalhando para que as ações efetivamente aconteçam. O coordenador pode se reeleger por mais de um ano ou integrar a diretoria.

O que é o Conselho dos Núcleos Setoriais? O Conselho é também um Núcleo Setorial, sendo formado pelos coordenadores dos Núcleos e tendo reuniões mensais. O Conselho busca aproximar os Núcleos, gerando intercâmbio de informações, além de promover os Núcleos Setoriais para a comunidade.

Quais as vantagens dos Núcleos Setoriais? Acesso a capacitação e consultoria; possibilidade de realização de compras e vendas em conjunto; participação em feiras, missões empresariais, eventos com maior regularidade e menor custo; ganho de qualidade produtiva e competitividade no trabalho do Núcleo Setorial; o trabalho dos núcleos setoriais além de trazer benefícios para as empresas participantes, gera impactos positivos nas entidades empresariais que promovem esta forma de organização da base.

 


NÚCLEOS SETORIAIS DA ACISA:

 

Núcleo de Turismo: No dia 09 de setembro de 2014, foi realizada a Oficina de Planejamento Estratégico com o propósito de analisar e elaborar um Plano de Ação para o Núcleo Setorial de Turismo, para o período 2014/2015.

Justificativa do projeto (núcleo setorial): O porquê este setor foi escolhido, porque este projeto deve existir, porque o núcleo foi criado – impactos socioeconômicos para o município ou região definida; abrange membros com ideias empreendedoras com grande capacidade de desenvolvimento profissional e empresarial; e, para dar maior suporte e apoio aos membros e as atividades a serem desenvolvidas por estes, trazendo condições de auto crescimento aos mesmos e consequentemente ao município.

Objetivo Geral do Núcleo: “Fortalecer a união do grupo, buscando desenvolver ações de marketing, produtividade e competitividade para os empreendedores ligados ao turismo.”

 


Núcleo de Indústrias de Confecção: No dia 28 de novembro 2014, em Santa Helena, foi realizada a Oficina de Planejamento Estratégico com o propósito de analisar e elaborar um Plano de Ação para o Núcleo Setorial das Indústrias de Confecções, para o período 2015/2016.

Justificativa do projeto (núcleo setorial)Abrange membros com ideias empreendedoras com grande capacidade de desenvolvimento profissional e empresarial; e, para dar maior suporte e apoio aos membros e as atividades a serem desenvolvidas por estes, trazendo condições de auto crescimento aos mesmos e consequentemente ao município.

Objetivo Geral do Núcleo“Buscar o crescimento das nossas empresas, visando a construção de um polo de confecção e projetando Santa Helena para o Estado e para o Brasil.”

 


Núcleo dos Feirantes: No dia 26 de outubro de 2014 foi realizada a Oficina de Planejamento Estratégico com o propósito de elaborar um Plano de Ação para o Núcleo Setorial de Feirantes Municipais, para o período 2014/2015.

Justificativa do projeto (núcleo setorial)O porquê este setor foi escolhido, porque este projeto deve existir, porque o núcleo foi criado – impactos socioeconômicos para o município ou região definida.

Objetivo Geral do Núcleo (Visão de futuro)“Fortificar a união do núcleo fortificando a produção e comercialização organizada e com ênfase na qualidade onde esta seja a principal ferramenta de divulgação.”

 


Núcleo Multisetorial do Comércio de Sub-Sede: Nos dias 13 e 14 de outubro de 2015 foi realizada a Oficina de Planejamento Estratégico com o propósito de elaborar um Plano de Ação para o Núcleo Multisetorial, para o período 2015/2017. Na abertura dos trabalhos, foi enfatizada a importância dessa oficina para o Núcleo, buscando a partir deste trabalho traçar os objetivos, os resultados e as ações para levar o Núcleo da situação atual para um nível de referência, promovendo dessa forma o desenvolvimento dos segmentos ali envolvidos. 

Objetivo Geral do Núcleo“Ser referência no município e região, com excelência na gestão empresarial, atendimento aos clientes e visitantes, tornando o distrito forte no comércio, com infraestrutura adequada, propiciando assim um ambiente harmonioso entre moradores, comerciantes e clientes.”